Um artigo da revista Visão desta semana, sobre solos contaminados com resíduos perigosos, vindos de obras em Lisboa, preocupa o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

A Câmara Municipal de Sintra ficou “muito preocupada” com as denúncias de que pedreiras e vazadouros existentes no concelho estarão a receber solos contaminados por resíduos perigosos de obras de Lisboa, e chamou para uma reunião representantes de duas associações ambientais: Quercus e Zero.

“Recebemos muitas queixas relativas a pedreiras e vazadouros na zona de Sintra e do Seixal. Depositam solos de escavações para os quais não estão licenciados, e logo de seguida tapam com entulho, tornando difícil a deteção”, explicava Carmen Lima, da Quercus. Mas os perigos ficam ali e os principais alvos são as populações e os campos agrícolas da zona: “Nestes locais onde estão os vazadouros existem muitas vezes vivendas com furos, cuja água as pessoas utilizam para a rega e nos campos agrícolas. E como estas pedreiras/aterros não estão preparados para receber estes solos (não têm isolamento), está-se a contaminar os locais. É possível que os resíduos perigosos passem para os lençóis de água”, explicou a especialista da Quercus à revista Visão.

Ainda à Visão, Basílio Horta, quer agora ouvir da boca das associações ambientais as queixas sobre este assunto e perceber os impactos do que se poderá estar a passar.

Ler artigo completo na revista Visão