Pedro Dias entregou-se à polícia

Pedro Dias, o homem mais procurado do país, entregou-se, esta noite, às autoridades e já está sob custódia da Polícia Judiciária da Guarda.

O suspeito falou à RTP, antes de se entregar, e explicou que não conseguia viver o resto da vida como fugitivo, o que o levou a entregar-se às autoridades.

‘Piloto’, como ficou conhecido, garantiu à televisão pública que nunca encontrou condições de segurança para se entregar, até agora, e que foi dormindo em casas abandonadas, onde tomava banho, e comendo o que era possível, nomeadamente castanhas e nozes.

O suspeito de ter matado duas pessoas – um GNR e um civil -, e de ter sido responsável por mais três tentativas de homicídio, garantiu à RTP que é inocente e que não cometeu nenhum dos crimes de que é acusado. “Eu não os matei”, terá dito, em entrevista à televisão pública.

Pedro Dias ter-se-á sentido perseguido pela GNR e diz que tudo começou com um mal-entendido que espoletou tudo o resto. “Não sequestrou ninguém, não roubou ninguém e não matou ninguém”, sublinhou a repórter da RTP citando declarações de ‘Piloto’, acrescentando que este se mostrou “perplexo” com tudo o que aconteceu.

A jornalista frisou ainda que Pedro Dias se mostrou sempre sereno e consciente do que lhe poderá acontecer, apesar de realçar que lutará por justiça e por provar que não cometeu os crimes. Mostrou ainda muita preocupação pela filha, de quem tinha conseguido a guarda pouco tempo antes dos crimes.

O suspeito salvaguarda ainda, de acordo com a repórter da RTP, que não recebeu dinheiro dos pais, como chegou a ser noticiado, e que sobreviveu apenas com os 60 euros que tinha no bolso na altura dos crimes do dia 11 de outubro, em Aguiar da Beira.

A PJ da Guarda remeteu informações à Comunicação Social para um conferência de imprensa a ser convocada pelo diretor do departamento, sem precisar data ou hora.