O ministro da Saúde e o presidente da Câmara confirmaram esta tarde, no hospital de Cascais, a construção de uma nova unidade hospitalar no concelho de Sintra.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes sublinhou que “o que o presidente da Câmara Municipal de Sintra disse foi o que eu disse: é que Sintra vai ter um polo hospitalar”. Sintra, segundo o ministro, vai ter um pólo hospitalar num projeto que será possível devido à parceria com a Câmara Municipal que compra o terreno e apoia em 6 milhões de euros a nova unidade que deverá custar entre 20 a 30 milhões. Esta unidade hospitalar terá urgências, cirurgia ambulatória, meios complementares de diagnostico, camas de convalescença e consultas externas. Na declaração conjunta o presidente da Câmara de Sintra sublinhou que relativamente ao Hospital Cascais, “o senhor ministro informou que, no próximo concurso que será aberto até ao fim do ano, irá ser colocada a obrigatoriedade de, quem ficar com o Hospital de Cascais, aumentar um piso para servir as freguesias de Sintra mais perto de Cascais”.

As declarações foram feitas durante a cerimonia, promovida pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de entrega de 20 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a unidades hospitalares do país, designadamente sete da região norte, cinco do centro e oito do sul. O INEM refere que, com esta entrega, inicia-se assim “o processo de renovação da frota destes meios de emergência médica pré-hospitalar”.