Realiza-se este Sábado, dia 22, pelas 15 horas, na Sala da Nau do Palácio Valenças, a Conferência Evocativa dos 50 Anos do Grande Incêndio na Serra de Sintra, iniciativa da REVIVER MAIS – Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, IPSS.
O evento, levado a efeito em parceria com a Câmara de Sintra (CMS), terá como palestrante o tenente-coronel José Francisco do Rio França de Sousa, comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, que apresentará uma comunicação subordinada ao tema “O Grande Incêndio de 1966 da Serra de Sintra: Relato de um Combatente”.
As chamas irromperam na Quinta da Penha Longa, alastrando à Quinta de Vale Flor, Lagoa Azul e Capuchos. Em diversos momentos, a situação apresentou-se incontrolável, sendo favorecida por elevadas temperaturas e constantes mudanças de vento forte.
Procurando estabelecer uma ponte de significação entre passado e presente, a REVIVER MAIS sugeriu à CMS que esta interviesse na mesma conferência a respeito das actuais condições de protecção florestal da Serra de Sintra, pelo que será também orador o engenheiro José Jacinto, do Serviço Municipal de Protecção Civil.
Por sua vez, a moderação estará a cargo do comandante António Carvalho, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa e presidente da Mesa dos Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Testemunhos vividos
Refira-se que o comandante França de Sousa, conjuntamente com os comandantes José Alberto Caetano (Bombeiros Voluntários de Almoçageme) e Cristiano Santos (Bombeiros Voluntários de Loures) forma hoje a única representação de comandantes vivos que, de 6 a 12 de Setembro de 1966, tiveram a responsabilidade de orientar os trabalhos de extinção.
Entre outras entidades, foram convidados para a ocasião os presidentes de direcção e os
comandantes das associações/corpos de bombeiros do distrito de Lisboa, bem como os respectivos Quadros de Honra, dos quais fazem parte elementos que, há 50 anos, combateram o incêndio.
Reviver Mais
Entretanto, no âmbito da efeméride, a REVIVER MAIS lançou um site evocativo, acessível através do endereço www.