Realiza-se este Sábado, dia 22, pelas 15 horas, na Sala da Nau do Palácio Valenças, a Conferência Evocativa dos 50 Anos do Grande Incêndio na Serra de Sintra, iniciativa da REVIVER MAIS – Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, IPSS.

O evento, levado a efeito em parceria com a Câmara de Sintra (CMS), terá como palestrante o tenente-coronel José Francisco do Rio França de Sousa, comandante do Quadro conferencia-evocativa-dos-50-anos-do-grande-incendio-na-%09serra-de-sintrade Honra dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, que apresentará uma comunicação subordinada ao tema “O Grande Incêndio de 1966 da Serra de Sintra: Relato de um Combatente”.

As chamas irromperam na Quinta da Penha Longa, alastrando à Quinta de Vale Flor, Lagoa Azul e Capuchos. Em diversos momentos, a situação apresentou-se incontrolável, sendo favorecida por elevadas temperaturas e constantes mudanças de vento forte.

Procurando estabelecer uma ponte de significação entre passado e presente, a REVIVER MAIS sugeriu à CMS que esta interviesse na mesma conferência a respeito das actuais condições de protecção florestal da Serra de Sintra, pelo que será também orador o engenheiro José Jacinto, do Serviço dl-2Municipal de Protecção Civil.
Por sua vez, a moderação estará a cargo do comandante António Carvalho, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa e presidente da Mesa dos Congressos da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Testemunhos vividos

Refira-se que o comandante França de Sousa, conjuntamente com os comandantes José Alberto Caetano (Bombeiros Voluntários de Almoçageme) e Cristiano Santos (Bombeiros Voluntários de Loures) forma hoje a única representação de comandantes vivos que, de 6 a 12 de Setembro de 1966, tiveram a responsabilidade de orientar os trabalhos de extinção.

Entre outras entidades, foram convidados para a ocasião os presidentes de direcção e os
comandantes das associações/corpos de bombeiros do distrito de Lisboa, bem site-rm-50-anos-do-grande-incendio-na-serra-de-sintracomo os respectivos Quadros de Honra, dos quais fazem parte elementos que, há 50 anos, combateram o incêndio.

Reviver Mais

Entretanto, no âmbito da efeméride, a REVIVER MAIS lançou um site evocativo, acessível através do endereço www.revivermais50anosincendioserrasintra.pt, o qual inclui, a par de outros conteúdos, diferentes documentos históricos e as mensagens institucionais do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, do comandante do Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1, coronel Costa dos Reis, e do presidente da Associação Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, Luís Miguel Baptista.