Carta do Tenente Coronel, Júlio Batista dos Santos

40 Anos do Poder Local Democrático | INICIATIVA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SINTRA

Oeiras, 23 de Abril de 2016

Exmo. Sr. Dr. Domingos Quintas

Ilustre Presidente da Assembleia Municipal de Sintra

Exmo. Sr.:

Agradeço reconhecidamente a carta que V. Exa. se dignou dirigir-me, na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal de Sintra, consubstanciada no convite para, na qualidade de ex-Presidente dessa mesma autarquia, dar o meu testemunho e relatar a experiência entretanto vivida.

Com muito gosto desejaria satisfazer o pedido de V. Exa., que muito me honrou, mas dada a idade avançada e o precário estado de saúde, lamentavelmente me impedem de o fazer.

Porém, faço questão de manifestar o orgulho que tive em fazer parte de um grupo de cidadãos que se disponibilizou para, com elevado sentido cívico, constituir a lista de candidatos às primeiras eleições autárquicas no pós 25 de Abril de 1974, na sequência das quais me foi dada a honra de ser eleito democraticamente o 1º Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Conjuntamente com os meus colegas Vereadores, dos quais sempre tive a mais leal e democrática colaboração, deu-se então início à implementação do poder local no concelho, o qual, decorridos 40 anos, pode considerar-se como uma das maiores conquistas do 25 de Abril.

A terminar e renovando o meu agradecimento pelo convite de V. Exa., aproveito a oportunidade para formular votos de que o poder local se mantenha como um dos principais símbolos da Democracia e da Liberdade.

Apresento a V. Exa as melhores saudações democráticas.

Júlio Batista dos Santos