O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, acompanhado pelos vereadores Rui Pereira e Luís Patrício, bem como os presidentes de Junta de Algueirão-Mem Martins, Valter Januário e de Rio de Mouro, Bruno Alexandre Parreira, entre outros autarcas, visitou a Feira das Mercês, considerada uma das mais antigas e tradicionais feiras saloias do concelho de Sintra.
É uma das feiras mais emblemáticas do concelho, proporcionado aos visitantes vários momentos de animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato diversificado área infantil e espetáculos de palco.
A Feira ou Festa das Mercês como também era conhecida, foi sempre muito atrativa pelo quadro folclórico que apresentava, uma vez que o local encantava quem o visitava, quer pela diversidade de

produtos, quer também pela algazarra das gentes e dos pregões, das figuras e do garrido dos trajes, onde era possível observar-se as saloias vestidas com roupas coloridas.
O momento social mais importante da Feira das Mercês eram as aventuras amorosas preconizadas pelos rapazes e raparigas no muro do derrete, que delimitava o recinto da feira.
A Feira das Mercês, renasce com um padrão cultural e tradicional interessante, depois de uma lenta agonia de mais de uma década de incertezas e descaracterização. A recuperação acontece, por intervenção direta da Câmara de Sintra, ao nível da Animação Cultural.
A animação no terreno, está a cargo da Câmara de Ofícios, apostada em reabilitar a figura tradicional do Saloio, mas, também do espaço e, naturalmente, da feira secular.
Com entrada livre, conta com o apoio da Junta de Freguesia de Algueirão–Mem Martins e Junta de Freguesia de Rio de Mouro. Não deixe de visitar!