À entrada para o encontro que marcou o arranque das competições europeias na temporada 2016/2017, a certeza era só uma: a Taça Continental ia mesmo ficar em Portugal.
Numa final cem por cento lusa, frente a frente o Campeão Europeu SL Benfica e o vencedor da Taça CERS OC Barcelos.
Os minhotos apresentaram-se na Luz com uma missão complicada perante o Campeão Europeu, com uma vantagem mínima conseguida há uma semana em casa (5-4).
Desta vez no Pavilhão Fidelidade, sob os cânticos dos adeptos Benfiquistas, João Rodrigues colocou os encarnados em vantagem no marcador. Estava empatada a eliminatória.
Quando faltavam cinco minutos para jogar no primeiro tempo – e após uma tentativa do argentino Carlos Nicolia – Jordi Adroher, na recarga, desviou para o 2-0.
João Guimarães diminuiu a vantagem dos minhotos (1-2) mas o conjunto liderado por Pedro Nunes não estava disposto a deixar fugir o troféu. Novamente João Rodrigues, a um minuto do fim da primeira parte, rematou para o 3-1, resultado com que se chegou ao intervalo.
Nova entrada fortíssima do SL Benfica no segundo tempo. Num grande espetáculo de Hóquei em Patins, Tiago Rafael aumentou as contas. Após a 10.ª falta do OC Barcelos, na sequência de um livre direto, João Rodrigues voltou a marcar. Estava feito o 5-1.
Imparável, o português rematou para o terceiro da conta pessoal e fez levantar as bancadas do Pavilhão Fidelidade.
O OC Barcelos não baixou os braços e o esforço foi recompensado com um golo de Miguel Vieira (6-2). Eficazes, os encarnados estavam imparáveis. Miguel Rocha, Jordi Adroher (por duas vezes) fecharam as contas no Pavilhão.
Esta é a terceira Taça Continental – também apelidada Supertaça Europeia – conquistada pelo SL Benfica.
Jorge Cardoso / Sintra Notícias