A apresentação da integral das sinfonias de Ludwig van Beethoven é um exercício de fôlego que convida músicos e público a imergirem num universo artístico colossal.

As nove sinfonias de Beethoven são muito diferentes entre si. Cada uma delas, por si só, é uma obra-prima. Todavia, considerando o conjunto, deparamo-nos com um projeto de dimensão monumental cuja realização não parece alcançável por um só homem.

cover_852x313_beethoven-1Apesar de todas as singularidades, elas espelham um mesmo desígnio artístico, uma ambição desmedida e todo o comprometimento que acompanhou o compositor ao longo da vida, deixando marcas profundas no decurso histórico da música orquestral. A ideia de sinfonia transformou-se, expandiu-se no âmbito expressivo e chamou a si o mais elevado estatuto entre todos os géneros musicais. Neste sentido, Beethoven foi um verdadeiro revolucionário.

Reinventou o próprio conceito de Música, agora protagonista da vivência cívica e íntima do Homem, de todo o espetro da Humanidade.

Cabe agora à Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o maestro Pedro Amaral, uma experiência que se promete inesquecível.

13 de outubro
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 1, Op. 21
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 2, Op. 36
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 3, Eroica

14 de outubro
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 4, Op. 60
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 5, Op. 67

15 de outubro
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 6, Op. 68, Pastoral
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 7, Op. 92

16 de outubro
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 8, Op. 93
L. v. Beethoven Sinfonia N.º 9, Op. 125, Coral

Ficha artística e técnica

Solistas: soprano | Ana Paula Russo | mezzo-soprano Cátia Moreso | tenor Marco Alves dos Santos | barítonoAndré Henriques
Maestro do Coro Sérgio Fontão | Maestro Pedro Amaral