O Lisbon & Estoril Film Festival está de regresso para aquela que será a 10ª edição. Os realizadores Emir Kusturica, Jim Jarmusch e os atores Anna Karina e Willem Dafoe são algumas das presenças confirmadas no LEFFEST, que irá decorrer de 4 a 13 de novembro, em Cascais e em Lisboa.
Em concordância com a tradição do festival, mantém-se a aposta em várias formas de arte e não apenas no cinema: da música ao teatro, passando pela literatura e artes plásticas, o LEFFEST vai trazer nomes como o escritor Adonis e Peter Handke, os músicos Arto Lindsay e Piotr Anderszewski (que vai também apresentar o seu primeiro filme), a artista Dominique Gonzalez-Foerster e o jornalista Philippe Lançon, entre muitos outros. Para o diretor do festival, Paulo Branco, “queríamos desde início que fosse um lugar de diálogo entre as várias expressões artísticas.”
Salvato Teles de Menezes, da Fundação Dom Luís I, falou em nome de Cascais, desejando os maiores sucessos a esta edição do festival: “este evento é um motivo de grande satisfação para Cascais e desejamos ter o maior impacto possível no interesse dos espectadores.”
O LEFFEST 2016 teve apoios na ordem dos 550 mil euros, mas Paulo Branco relembrou que “isso só é possível porque nenhum dos convidados do festival irá cobrar cachê. É o passa-palavra que permite ao festival ter credibilidade e ser falado no estrangeiro.” O evento vai ainda passar por algumas salas novas para o festival, como o CascaiShopping, no caso de Cascais, e o Teatro da Trindade e Pavilhão 31, em Lisboa.