Jarmusch, Kusturica e Adonis nos dez anos do Lisbon & Estoril Film Festival

Os realizadores Jim Jarmusch e Emir Kusturica e o poeta Adonis estão entre mais de 60 convidados da 10.ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival – LEFFEST, para 04 a 13 de novembro, anunciou hoje a organização.

O certame dedicado ao cinema vai abrir com o filme “O Herói de Hacksaw Ridge”, de Mel Gibson e com Andrew Garfield, avançou o diretor do LEFFEST, Paulo Branco, numa conferência de imprensa realizada no Centro Cultural de Belém (CCB), para apresentar a totalidade da programação, prevista para 11 espaços de Lisboa, Cascais e Estoril.

Paulo Branco destacou a presença, no festival, do poeta sírio Adonis, que virá lançar o livro “O Arco-íris do Instante”, traduzido por Nuno Júdice, e o escritor espanhol Enrique Villa-Matas, que lançará “Marienbad Eléctrico”.

Além das retrospetivas e homenagens anteriormente anunciadas a Jean-Luc Godard e Jerzy Skolimowski, o LEFFEST apresentará também retrospetivas de Emir Kusturika, Teresa Villaverde – ‘mais do que merecida’, salientou – Pascal Bonitzer, Agustin Díaz Yanes e Daniel Rosenfeld.

O realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, considerado o mestre da Nouvelle Vague [Nova Vaga], será homenageado com uma retrospetiva completa da sua obra – cerca de uma centena de filmes – e um simpósio internacional.

Em paralelo à exibição cinematográfica – filmes em ante-estreia ou competição, retrospetivas e homenagens – o LEFFEST apresenta, como nas edições anteriores, iniciativas como exposições, conferências, leituras, apresentações de livros, e concertos.

Diário Digital