A Câmara de Sintra adere ao projeto “Compromisso Pagamento Pontual”, que tem como objetivo diminuir os atrasos de pagamentos a fornecedores. A cerimónia realiza-se no dia 19 de outubro, às 17h30, no Palácio Valenças, em Sintra.
A inexistência de uma cultura de “pagamento no prazo acordado aos fornecedores” constitui um estrangulamento para o desenvolvimento das empresas e para o crescimento da economia portuguesa. Esta realidade tem um impacto devastador na economia sendo visível no número de falências que origina, no desemprego que cria e na concorrência desleal que provoca.
Assim, a ACEGE, (Associação Cristã de Empresários e Gestores), CIP (Confederação Empresarial de Portugal), IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e Caixa Geral de Depósitos uniram-se num vasto projeto de sensibilização para a necessidade de uma nova cultura de pagamentos partindo do exemplo dos líderes e da sua responsabilidade social.
Sintra associa-se ao projeto
A câmara de Sintra é a primeira autarquia da Área Metropolitana de Lisboa a aderir a este projeto, que conta já com cerca de 700 empresas, organizações e autarquias.
Ao integrar este projeto, Sintra tem a vantagem de fazer parte de uma lista de empresas/entidades aderentes expostas no site da associação, de ser um exemplo a seguir por outras entidades, de contribuir para a diminuição de falências em Portugal (segundo a União Europeia o pagamento com atraso representa 25% do total das falências na Europa) e contribuir para o combate ao desemprego.
Durante a cerimónia, que conta com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, do secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, do presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, João Talone e do representante da ACEGE, Jorge Líbano Monteiro, diversas empresas do concelho de Sintra também vão aderir ao projeto.