Marco Almeida e Rui Moreira encontram-se esta quarta-feira, dia 12 de Outubro, em Sintra para uma discussão sobre a “Lei Eleitoral Autárquica”, iniciativa que terá lugar pelas 20 horas, em Sintra, no Central Hotel Palace, na Vila Velha.

As duas personalidades lideram os maiores movimentos políticos independentes e dão a cara pela segunda e quinta candidatura mais votadas nas últimas eleições autárquicas, em 2013.

A um ano do próximo acto eleitoral, o Presidente da Câmara do Porto e o candidato à Câmara de Sintra nas eleições de 2017, promovem uma reflexão sobre os limites das candidaturas independentes, numa altura em que ambos têm advogado uma profunda alteração à lei.

Marco Almeida confirma candidatura à Câmara de Sintra nas eleições de 2017
Marco Almeida confirma candidatura à Câmara de Sintra nas eleições de 2017 não se sabendo ainda, se pelo movimento independente MSMA, pelo PSD ou no âmbito de uma coligação, com ambos os partidos, conforme vontade expressa pelo coordenador autárquico do PSD, Carlos Carreiras

A ocasião servirá também para Rui Moreira expressar o seu apoio à candidatura de Marco Almeida à Câmara de Sintra. O Movimento, encabeçado por Marco Almeida, afirma-se pela sua independência mas não afasta a hipótese do envolvimento dos partidos.

PSD disponível para coligação

Recorde-se que, o coordenador autárquico nacional do PSD, Carlos Carreiras, afirmou em entrevista recente que “Marco Almeida pode ser” o candidato do partido à Câmara Municipal de Sintra em 2017, “desde que haja convergência nos projetos, tratando-se de alguém que é neste momento independente, não é filiado no partido, nós admitimos que desde que seja integrado numa lista do PSD, indicado pelo PSD”, possa ser candidato a Sintra.

O coordenador autárquico do PSD reconhece ainda que há um conjunto de matérias que ainda terão de ser negociadas, “juntas de freguesia, um conjunto de equipas”, mas sublinha que “não anteciparemos antes de 17 de outubro nenhuma candidatura” que admitiu poder acontecer num contexto de coligação com outros partidos.

Candidato Marco Almeida

Depois de integrar diferentes órgãos distritais e nacionais do PSD, foi eleito por diversas vezes Conselheiro Distrital da JSD e Delegado à Assembleia de Militantes de Lisboa do PSD. O percurso partidário levou-o ao exercício de funções autárquicas.

Em 1993 ao Executivo da Junta de Freguesia de Agualva Cacém, em 1997 à liderança da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Agualva Cacém e em 2001 à vereação da Câmara Municipal de Sintra, na qual exerceu o cargo de Vice-presidente.

Na esfera da cidadania, é fundador e presidente da associação cívica “Viver Sintra” que iniciou a sua atividade em Janeiro de 2012 e que levou à criação do Movimento Sintrenses com Marco Almeida (MSMA), a segunda força política mais votado no concelho de Sintra, nas últimas eleições autárquicas.