Até dia 30 de outubro, a Urgência Obstétrica e Ginecológica do Hospital Amadora-Sintra estará condicionada entre as 20 horas e as 8 horas. O constrangimento “decorre da falta de médicos de Obstetrícia, um problema de dimensão nacional”, referiu ao Correio da Manhã, fonte do gabinete de comunicação do Hospital Doutor Fernando Fonseca.

Para “prevenir um atendimento deficiente optou-se, em comum acordo com a Autoridade Regional de Saúde, em ‘desviar’ os casos menos urgentes para o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental [Hospital Francisco Xavier]”, divulgou a mesma fonte. A decisão já foi, entretanto, comunicada junto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e também às corporações de bombeiros de Sintra e de Amadora, concelhos onde vivem cerca de 550 mil pessoas.

Na unidade de saúde, a Urgência Externa de Ginecologia e Obstetrícia permanece aberta, assegurando a triagem de todas as utentes inscritas, podendo o seu seguimento ser limitado a situações clínicas consideradas emergentes.

A decisão foi tomada no cumprimento das orientações da Ordem dos Médicos, no que diz respeito ao número máximo de horas extraordinárias dos médicos internos das especialidades.

Ler mais: http://www.cmjornal.pt