Um protocolo assinado pela EDP Distribuição e a Associação Nacional de Municípios (ANMP) prevê a progressiva substituição da atual tecnologia da Iluminação Pública pela tecnologia LED.

Ambas as entidades estão interessadas em introduzir a luminária LED como material de uso corrente na iluminação pública, ao abrigo dos atuais contratos municipais de concessão de distribuição de energia elétrica.

A tecnologia LED tem evoluído significativamente nos últimos anos, tornando-se mais madura a nível técnico, com grandes repercussões ao nível da diversidade de oferta e da redução de preços. Numa perspetiva económica, a tecnologia LED é hoje claramente mais interessante do que a tecnologia de vapor de sódio de alta pressão (VSAP), em particular devido à sua superior eficiência energética.

Tecnologia LED

A EDP Distribuição tem vindo a acompanhar o desenvolvimento muito significativo da tecnologia LED nos últimos anos, tendo já concretizado vários ensaios técnicos cujas conclusões lhe permitem estar hoje preparada a sua adoção de forma mais generalizada.

Nos termos do Protocolo será dada prioridade à criação de novas redes de iluminação pública, na substituição de luminárias de vapor de mercúrio e outros equipamentos menos eficientes. A adoção de tecnologia LED permite reforçar a aposta na eficiência energética e na gestão inteligente das redes, com manifesta melhoria na qualidade de serviço numa área de atividade – a Iluminação Pública – que é da competência exclusiva dos municípios.

A política energética nacional contempla objetivos ambiciosos de aumento de eficiência energética no consumo, para os quais a iluminação pública – ativo de grande visibilidade e impacto social nas Autarquias e Comunidades – pode contribuir de forma relevante.

As medidas agora adotadas constituem mais um passo importante na parceria entre a EDP Distribuição e os municípios ao nível de programas de eficiência energética e com forte impacto na área ambiental.

SINTRA NOTÍCIAS