A Câmara de Sintra assinou, esta quarta-feira em Almargem do Bispo, um contrato-programa de cooperação financeira com a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos “Os Sabuguenses” para a construção de um centro de dia que vai dar resposta a 40 utentes e garantir mais apoio domiciliário.

“A Câmara tem vindo a apostar em estratégias locais e medidas de política social que apoiem os idosos e assegurem a satisfação das suas necessidades sociais e culturais”, referiu Basílio Horta, notando ainda que com “esta colaboração se dá um exemplo de como se deve fazer política para servir as pessoas”.

O presidente da autarquia lembrou ainda que “quando assumimos responsabilidade há três anos a área social tinha cerca de 1 milhão de euros para investir, hoje temos 5 milhões para desenvolver uma verdadeira estratégia social que sirva as pessoas”.

Com a assinatura deste contrato-programa a autarquia apoia financeiramente a ARPI, “Os Sabuguenses” num total de 56 mil euros.

Recorde-se que a Câmara de Sintra promove um programa de alargamento e melhoria da rede de equipamentos sociais e de diversificação das respostas sociais, sendo o envelhecimento uma área em a autarquia prevê intervir com o aumento da taxa de cobertura nas valências de centro de dia e apoio domiciliário, em particular nas zonas do município onde não existe este tipo de resposta.