Francisco disse ao bispo auxiliar de Lisboa que vai visitar Portugal, em Maio de 2017. “Eu irei, mas a Fátima”, disse o Papa a D. Nuno Brás, numa viagem centrada no Centenário das Aparições.

“Eu irei, mas a Fátima”, foi a afirmação do Papa no diálogo com D. Nuno Brás, confirmou esta quinta-feira o bispo auxiliar de Lisboa em declarações à Agência Ecclesia.

D. Nuno Brás cumprimentou Francisco no último domingo, no fim da Eucaristia que encerrou o Jubileu dos Catequistas, no Vaticano, e disse-lhe que os portugueses “estavam à espera dele”. “Ele respondeu-me que viria, mas a Fátima”, sublinhou D. Nuno Brás.

“Creio que podemos dar como certo que, a não ser que aconteça um imprevisto de agenda ou pessoal, o Papa tem como assente que vem a Fátima”, sublinhou.

A 11 de Maio, em declarações à Renascença, o bispo de Leira-Fátima já tinha dado como certa a visita de Francisco a Fátima.

“Para mim, é uma certeza, salvo motivos de saúde”, disse D. António Marto. “Foi o que ele me disse na audiência particular, quando me recebeu, em Abril do ano passado. E, depois, afirmou-o também diante de todos os bispos, na visita ‘ad limina’. De forma que, para nós é uma certeza. Nem sequer se põe em dúvida que ele deixe de cá estar. Na altura, pedi licença se podia dizer à comunicação social e ele disse que sim, com a única ressalva – ‘se tiver saúde’.”

Saber mais: Rádio Renascença