Lisboa vai ter Assembleia Jovem e código de conduta para vereadores

Código de Conduta para Vereadores

Os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa aprovaram hoje, por unanimidade, a criação de uma Assembleia Municipal Jovem destinada a jovens do 2.º ciclo do ensino secundário, assim como a criação de um código de conduta para vereadores.

A recomendação apresentada pelo Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) propunha a “instituição da Assembleia Municipal Jovem de Lisboa dirigida a jovens dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário”, em articulação com a Câmara Municipal e os agrupamentos de escolas da cidade.

A par desta iniciativa, o PEV recomendava “a hipótese de retomar a Assembleia Municipal das Crianças de Lisboa, dirigida à participação dos alunos do 1.º ciclo”, à semelhança do que já aconteceu no último mandato (2009/2013) para alunos do quarto ano, do concelho.

Estas duas iniciativas irão ser uma realidade em Lisboa, mas o assunto será primeiramente debatido “em conferência de representantes para definir qual o melhor modelo a aplicar”, observou a presidente da AML, Helena Roseta.

Os deputados municipais aprovaram também por maioria – com os votos a abstenção do PCP, PSD e MPT e os votos favoráveis de PS, CDS-PP, PAN, PEV, BE, Parques da Nações por Nós (PNPN) e deputados independentes – a criação de um código de conduta para os eleitos da Câmara.

A recomendação apresentada pelo BE prevê que”a Câmara Municipal de Lisboa elabore e aplique um código de conduta inspirado naquele aprovado pelo Conselho de Ministros, com as mesmas balizas de valores”.

ler mais:  https://www.noticiasaominuto.com/pais