Quase a fazer 250 anos de festejos ininterruptos, arranca esta sexta-feira, dia 30 de setembro, a festa em honra de Nossa Senhora da Graça, em Almoçageme, na freguesia de Colares, no concelho de Sintra.

São as últimas festas populares a encerrar o calendário de verão e que se iniciam com a abertura do arraial, às 18 horas, onde não faltam outros motivos de diversão e animação, cavalhadas, restaurante, tasquinhas, durante os dias que se seguem, de 1 a 5 de outubro.

almocagemeDo extenso programa, destaque para as actuações de alguns dos mais conceituados Ranchos folclóricos do concelho, mas também para a Orquestra Ligeira da SRM de Almoçageme e a Banda União Mucifalense. As noites terminam sempre com baile, para quem gosta de dançar.

Mas não só! De acordeão sempre na “algibeira”, a Rosinha promete boa disposição, cantando as suas músicas populares e bem picantes, que ficam no ouvido. Acompanhada pelas suas Bailarocas, vai cantar e tocar ao vivo temas como “Eu Levo No Pacote” ou “Eu Seguro No Pincel”, ao ainda “Eu Faço de Coentrada”, no largo principal de Almoçageme. É no dia 3 de Outubro.

A cantora Mónica Sintra, também vai estar presente, no dia 5 de outubro, e promete uma noite bem passada, com “Afinal Havia Outra” ou “Na Minha Cama Com Ela”. Imperdível!

Contudo, o momento mais solene e emotivo destas festas, que se realizam desde o ano de 1768, acontece no domingo, dia 2 de Outubro, às 16 horas, com a realização da procissão de Nossa Senhora da Graça, que da o nome às festas de Almoçageme.