“Villa” romana em Santo André de Almoçageme

Imagens / Museu Arqueologico de Odrinhas

2828A “Villa” romana em Santo André de Almoçageme, na freguesia de Colares, no concelho de Sintra, é o maior conjunto de mosaicos romanos encontrados no distrito de Lisboa, tendo sido descobertas durante escavações realizadas em 1980. Trabalhos mais recentes e um projeto de preservação vieram valorizar estas estruturas.

Desde 2007 a equipa do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas tem vindo a desenvolver novos trabalhos na villa de Santo André de Almoçageme, no âmbito de um projecto de valorização e futura musealização deste sítio arqueológico, na sequência das escavações realizados anteriormente.

É o maior conjunto de mosaicos romanos encontrados no distrito de Lisboa, tendo sido descobertas durante escavações realizadas em 1980

As referências mais antigas sobre a existência de vestígios arqueológicos em Santo André de Almoçageme remontam ao Século XVII, mas foi apenas em 1905 – quando foi transformado em estrada o antigo caminho para o Rodízio – que ali foi reconhecida a existência de ruínas e mosaicos romanos, cuja importância desde logo motivou a intervenção dos arqueólogos do então Museu Etnológico Português (actual Museu Nacional de Arqueologia).

Durante as escavações na “Villa” foi também encontrado um vasto espólio onde se incluem cerâmicas finas importadas da Gália, do Norte de África e do Mediterrâneo Oriental.

Para além do edifício principal existem outras construções de menor dimensão para apoio à atividade agrícola. Recorde-se que o espólio recolhido, encontra-se patente ao público no Museu Regional de Sintra.

Sintra Notícias /
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas