Jornadas Europeias do Património com Grutas abertas à população

Villa Romana de Freiria e as Grutas do Poço Velho, em Cascais

A Villa Romana de Freiria e as Grutas do Poço Velho, em Cascais, vão estar abertas ao público, com visita guiada, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro.
Uma iniciativa no âmbito das Jornadas Europeias do Património que visa sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património como testemunho do passado.

No sábado, 24 de setembro, as comemorações iniciam-se pelas 15h00, no Centro Cultural de Cascais com a apresentação da tese de doutoramento do arqueólogo Guilherme Cardoso, seguida de visita guiada ao sítio arqueológico de Freiria. Para a visita guiada é necessária inscrição prévia, através do e-mail: patrimonio.cultural@cm-cascais.pt

No domingo, 25 de setembro, as visita às grutas do Poço Velho realizam-se entre as 15h00 e as 19h00, e têm entrada livre (Largo das Grutas, traseiras do Edifício São José).

Sobre a Villa Romana de Freiria: Localizada em 1980. Em 1985 iniciaram-se as campanhas arqueológicas de verão, sob a responsabilidade de José d’Encarnação e Guilherme Cardoso, que perduraram até 2002. Em janeiro deste ano Guilherme Cardoso defendeu Tese de Doutoramento na Universidade da Extremadura, Cáceres, sob o título: Estudio arqueológico de la villa romana de Freiria.

Sobre as Grutas de Poço Velho: cavidade cársica da bacia da Ribeira das Vinhas, situada no centro da vila de Cascais (Largo das Grutas, nas traseiras do Edifício S. José). As escavações arqueológicas efetuadas no século XIX permitiram detetar uma ocupação intensiva destas grutas em época pré-histórica (3º milénio a.C.), como espaço funerário, tendo sido identificada mais de uma centena de enterramentos.