Festa da Vindima com recriação histórica

    O objetivo é proporcionar aos participantes uma “viagem no tempo”

    A tradicional Festa da Vindima, que assinala anualmente o encerramento da vindima da uva do Vinho de Carcavelos “Villa Oeiras”, este ano terá uma novidade: uma recriação histórica das vindimas no séc. XVIII.

    Esta festa, aberta à população mediante inscrição prévia, está marcada para o dia 21 de setembro, das 9 horas às 15 horas na ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras.

    O objetivo é proporcionar aos participantes uma “viagem no tempo”, remetendo-os para o ambiente do que se passava no início da produção do vinho de Carcavelos, na original Quinta de Cima do Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.

    Na vinha estará a decorrer a apanha da uva pelo povo (figurantes trajados à época), a quem as aguadeiras estarão a distribuir água em bilhas de barro. A uva seguirá depois, em carroça puxada por uma parelha de bois, para a adega do Casal da Manteiga, onde estará a ser feita a pisa da uva numa selha de madeira. Disponível estará também a charrete da marquesa, puxada por cavalos, para transporte de pessoas. No final, haverá um almoço.

    Recriação histórica das vindimas no séc. XVIII
    21 de setembro | 9H00 – 15H00
    Ex-Estação Agronómica Nacional, em Oeiras