No átrio da estação ferroviária de Barcarena Massamá, procedeu-se hoje à assinatura do Contracto de Subconcessão dos silos parque de estacionamento adstritos a esta estação e à da Agualva Cacém. A lotação máxima, em termos de viaturas ligeiras nos dois silos, rondará os mil lugares, incluindo ciclomotores e motos.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, salientou a subconcessão dos parques de estacionamento das estações de Massamá-Barcarena e de Agualva-Cacém, que permitirá colocar, “no primeiro trimestre de 2017, ao serviço das populações deste concelho, da mobilidade metropolitana, quase mais mil lugares de estacionamento” para “favorecer a utilização do comboio em vez da típica e costumeira mobilidade com viatura própria”.

Os dois equipamentos serão colocados ao serviço do comunidade “no primeiro trimestre de 2017”, assegura Basílio Horta
Os dois equipamentos serão colocados ao serviço do comunidade “no primeiro trimestre de 2017”, assegura Basílio Horta

O governante, acompanhado por Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra e António Laranjeiro, presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, SA, considera que a descentralização se faz pela entrega de equipamentos às autarquias, como nos parques de estacionamento nas estações ferroviárias da Linha de Sintra que se encontram fechados há vários anos.

“Estes equipamentos, o primeiro deles está concluído desde 2011, depois o outro em 2013, depois houve promessas políticas de que em 2014, passava tudo para a câmara. Bom, chegamos aqui e não tinha passado para a câmara”, frisou Pedro Marques, notando que se tratou de um investimento “que estava parado e sem utilização há demasiado tempo”.

Sintra investe 170 mil euros

“Nós vamos investir nestas duas estações cerca de 170 mil euros e vamos investir porque é necessário que algumas infraestruturas têm de ser feitas, a bilhética tem de ser posta em prática”, explicou o presidente da Câmara de Sintra.

Assinatura do contrato de subconcessão dos parques de estacionamento das estações de Barcarena/Massamá e Cacém, no Átrio do Parque de estacionamento da Estação de Massamá
Assinatura do contrato de subconcessão dos parques de estacionamento das estações de Barcarena/Massamá e Cacém, no Átrio do Parque de estacionamento da Estação de Massamá

Basílio Horta, destacou o investido do Estado, “cerca de 1,7 milhões de euros” na construção do parque de estacionamento de Algualva-Cacém, que, apesar de pronto desde 2011, continua com 305 lugares para automóveis ligeiros, “fechado e sem utilização”. Já o parque da estação de Massamá, com 585 lugares para viaturas ligeiras e 50 lugares para motos, “também se encontra fechado”, apesar de concluído desde 2013.

Estima, Basílio Horta, que o parque de Massamá seja o primeiro a entrar em funcionamento, uma vez que no Cacém serão precisas mais obras, mas os dois equipamentos serão colocados ao serviço do comunidade “no primeiro trimestre de 2017”.

As tarifas nos dois novos parques serão fixadas pela IP e pela câmara, mas o autarca adiantou a intenção de que os preços “não sejam superiores a 12,5 euros mensais, nem inferiores a 7,5 euros mensais”, valores que serão associados à posse de um passe de transporte.

os dois equipamentos serão colocados ao serviço do comunidade “no primeiro trimestre de 2017”, assegura, Basílio Horta

No final, o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, assinou com o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), um acordo para a subconcessão da exploração dos dois parques de estacionamento, junto às estações ferroviárias, no sentido da promoção da utilização dos transportes públicos, em particular do caminho-de-ferro.