Regresso às escolas para combater a obesidade infantil

74% das crianças portuguesas não ingere fruta

Os últimos dados da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) indicam que 74% das crianças portuguesas não ingere fruta na quantidade recomendada, havendo mesmo 7% que não consome qualquer porção diariamente. Para alterar esta carência, e por se acreditar que uma boa educação alimentar nos mais novos é fundamental, o projecto Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável está de volta às escolas portuguesas.

A não ingestão de qualquer porção de fruta diariamente têm consequências sérias na saúde alimentar dos mais novos. A redução dos níveis de energia, concentração, aprendizagem e das defesas do organismo são apenas alguns dos efeitos imediatos desta carência nutricional, provocada pela falta de ingestão de nutrientes como cálcio, vitamina A, B12, C, D, ferro.

frutaA falta de consumo de fruta vai igualmente tornar as crianças mais vulneráveis a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2. Actualmente, uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso, com estes valores a colocarem Portugal entre os países europeus com mais casos de obesidade infantil.

E é exactamente contra estes números que os “Heróis da Fruta” querem lutar. “Está comprovado com os resultados das edições anteriores que a aplicação do modelo pedagógico dos Heróis da Fruta aumenta em pelo menos 42% o consumo de fruta no lanche escolar das crianças que nele participam”, diz Mário Silva, presidente e fundador da APCOI. “Nas últimas edições tivemos participações de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a todas as escolas do país”.

“Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”

“Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é neste momento o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma elevada taxa de sucesso na reeducação alimentar infantil, tendo já beneficiado 236.227 alunos de todos os concelhos do nosso país.

Nesta que é já a 6ª edição deste projecto, o grande objectivo passa agora por estender esta iniciativa a todas a escolas do 1º ciclo e jardins de infância. “Trata-se de um modelo chave-na-mão que qualquer estabelecimento de ensino poderá colocar em prática de uma maneira simples e eficaz”, acrescenta Mário Silva. Após a inscrição, as escolas recebem todo o material pedagógico necessário, sem qualquer custo associado.

A adesão a esta iniciativa de educação é gratuita e está disponível para jardins de infância, escolas do 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL’s, com as inscrições a decorrem até 14 de Outubro.

SN/Green Savers