Município investe na melhoria das cozinhas escolares no concelho

As obras em 48 cozinhas, das quais 16 em fase de conclusão

Foto: CMS

Está em marcha o programa de requalificação em 48 cozinhas escolares, no concelho de Sintra, cujo objetivo é melhorar as condições de confecção, respeitando as normas legais e garantindo a qualidade alimentar.

Um investimento de aproximadamente quatro milhões e 200 mil euros, que abrange cerca de 11 mil alunos e que o presidente da Câmara sublinha ser “um investimento no ensino público e na educação das nossas crianças”. Basílio Horta considera ser essencial “apostar no ensino público e isso passa pela melhoria na qualidade das nossas escolas”.

Refira-se que o município dispõe de noventa e um refeitórios escolares, nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. As obras decorrerão em quarenta e oito cozinhas, encontrando-se em fase de conclusão dezasseis, que deverão estar concluídas nos próximos meses.

Cozinhas intervencionadas

Até ao dia 18 de setembro ficarão concluídas as intervenções de construção civil nas cozinhas das EB Casal da Barôta, EB Massamá n.º 2, EB Rio de Mouro n.º 1, EB Serra das Minas n.º 1. Estão ainda em curso intervenções nas EB Abrunheira, EB Dr. António Torrado, EB Mário Cunha Brito, EB Pendão, com previsão até final de setembro.

Na fase seguinte entrarão em obras as EB Casal de Cambra n.º 2, EB Eduardo Luna de Carvalho, EB Quinta da Fidalga e EB Ribeiro de Carvalho, prevendo-se a sua conclusão até final de novembro.

Até final de janeiro de 2017 estarão concluídas as intervenções nas EB Ouressa, EB São João das Lampas, EB Várzea de Sintra, EB Vila Verde.

O valor médio previsto para cada intervenção ronda os 87 mil e 500 euros

A autarquia aplica cerca de seis milhões de euros nas refeições escolares todos os anos, sendo que cerca de metade (três milhões) são da responsabilidade direta do município.

Em 2017 serão requalificadas dezasseis cozinhas e em 2018 outras dezasseis. O investimento total de quatro milhões e 200 mil euros é candidatável a financiamento Europeu de cinquente por cento, através do programa Portugal 2020.