“Esteiros”, a obra-prima de Soeiro Pereira Gomes, será a obra em destaque na próxima sessão do ciclo de conversas “Livros Proibidos” que terá como convidada Clara Ferreira Alves e será moderada por Nicolau Santos. 

O livro “Esteiros” retrata a história de cinco meninos que trabalhavam em vez de ir à escola. A miséria retratada nesta obra é mais do que ficção: é a realidade de um país pobre, sem esperança, onde mais de metade da população é analfabeta.

Da janela do quarto, Soeiro Pereira Gomes observava a luta trágica dos operários para sobreviver. Entre os homens, havia crianças em idade de aprender as primeiras letras. Recolhiam o barro dos estreitos canais do rio Tejo, os esteiros, para dele fazerem telhas e tijolos. Trabalhavam a troco de um salário miserável, que os condenava à mendicidade, a uma vida sem saída da pobreza. O autor via tudo da janela da sua casa, em Alhandra, e refletia sobre a injustiça opressora e exploradora, organizada em favor dos mais fortes. Em vez de calar, prefere denunciar com palavras o regime de Salazar.

O encontro está marcado para o dia 21 de setembro, quarta-feira, às 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A entrada é livre.

21 de Setembro | Quarta | 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras
Av. Francisco Sá Carneiro, 17 – Urbanização Moinho das Antas, Oeiras