World Press Cartoon suspende salão em 2016 por falta de financiamento em Cascais

Salão português de desenho de humor na imprensa, não se realiza em 2016

O World Press Cartoon (WPC), salão português de desenho de humor na imprensa, não se realiza em 2016 devido à falta de “condições financeiras”, anunciou o cartoonista António.

O World Press Cartoon (WPC), salão português de desenho de humor na imprensa, não se realiza em 2016 devido à falta de “condições financeiras”, anunciou esta segunda-feira o cartoonista António, organizador do evento, que mudou de Sintra para Cascais.

Segundo disse António Antunes à Lusa, a decisão de não se realizar a edição do World Press Cartoon, “em relação a 2016, é definitiva”, devido à demora na angariação de patrocínios.

“Ao contrário de Sintra, em que havia um orçamento que financiava a grande maioria do evento, o acordo com a Câmara de Cascais foi distinto”, explicou o cartoonista, acrescentando que a autarquia apoia o evento financeiramente e através de patrocinadores “em regime de ‘outsourcing’”.

O organizador do WPC referiu que “a câmara suporta algumas coisas e, em relação a outras, conseguiu e indicou alguns apoios privados empresariais”, mas este ano os patrocinadores tardaram, levando a autarquia a protelar, “porque os esforços só fazem sentido em conjunto”.

“O exercício da câmara foi sempre tentar pagar o menos possível, o que é perfeitamente legítimo, só que as coisas correram mal, o tempo foi passando”, notou António Antunes, condicionado por cada edição do WPC ser referente aos ‘cartoons’ publicados no ano anterior.

“Há uma fronteira que nunca se deve passar que é o meio do ano [seguinte], por causa da memória do público”, frisou.

Uma nota publicada no ‘site” do WPC lamenta que, “infelizmente, foi sendo sucessivamente protelada pelo nosso patrocinador principal uma decisão definitiva que nos permitisse lançar o pedido de candidaturas em tempo útil”.

“Aqui chegados, resta-nos constatar que não há condições financeiras de suporte que nos permitam realizar o salão no ano em curso, dentro dos padrões de rigor e qualidade que sempre caracterizaram o World Press Cartoon”, anunciou António Antunes.

Lusa