Portugal quer aproximar-se do título mundial de futsal

Portugal ocupa a sétima posição do ‘ranking’ mundial

foto: org.fpf.pt

A seleção portuguesa de futsal vai tentar chegar ao título mundial na sua quinta presença em fases finais numa competição dominada pelo Brasil, com cinco títulos, e pela Espanha com dois.

Na fase de grupos e logo no seu primeiro jogo Portugal vai defrontar a seleção anfitriã da prova, a Colômbia, com a qual nunca se cruzou. O Panamá é outro adversário que a seleção portuguesa vai encontrar pela 2016_fifa_futsal_world_cup-svgprimeira vez no seu historial, enquanto com o Uzbequistão já se encontrou em jogos de preparação.

Numa competição que conta com sete seleções europeias entre 24 finalistas de todos dos continentes, Portugal quer superar o terceiro lugar conquistado no Mundial da Guatemala em 2000, até aqui a melhor classificação portuguesa em mundiais.

A equipa orientada por Jorge Braz e que inclui Ricardinho, eleito melhor jogador do mundo, também quer ‘esquecer’ a derrota frente à Itália nos quartos de final do Mundial da Tailândia (2012) quando, a vencer por 3-0, acabou batida por 4-3.

Além da ‘estrela’ Ricardinho, a convocatória portuguesa inclui jogadores experientes como Cardinal ou Pedro Cary e sete estreias: Vítor Hugo, André Coelho, Ré, Tiago Brito, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo e Bruno Coelho.

Portugal, que ocupa atualmente a sétima posição do ‘ranking’ mundial, apurou-se para o Campeonato do Mundo de futsal depois de ultrapassar duas fases de qualificação.