Godard e Skolimowski homenageados no 10º Lisbon & Estoril Film Festival

A obra completa da portuguesa Teresa Villaverde será exibida em retrospetiva

Os realizadores Jean-Luc Godard e vão ser homenageados na 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival – LEFFEST, que decorrerá este ano entre 04 e 13 de novembro, anunciou a organização.

O realizador franco-suíço Jean-Luc Godard, considerado o mestre da Nouvelle Vague, será homenageado com uma retrospetiva completa da transferirsua obra – cerca de uma centena de filmes – e com um simpósio internacional.

Para o simpósio serão convidadas figuras do mundo cinematográfico, das artes, da literatura e da crítica internacional, que partilharão com o público a influência que um dos mais destacados cineastas dos últimos 50 anos teve nas gerações futuras.

Também o realizador Jerzy Skolimowski, vencedor do Prémio Melhor Filme da edição do LEFFEST do ano passado – com o filme “11 Minutos” – pioneiro do novo cinema polaco, e uma das vozes da nova vaga do cinema europeu, regressa para uma homenagem com a exibição de uma retrospetiva integral da sua obra.

Nesta edição, a obra completa da portuguesa Teresa Villaverde será exibida em retrospetiva

Nesta edição, a obra completa da portuguesa Teresa Villaverde será exibida em retrospetiva, com a presença da realizadora e de vários dos atores que com ela têm trabalhado em filmes como “Os Mutantes” (1998) e “Transe” (2006).

De acordo com a organização, a programação completa será apresentada em breve numa conferência de imprensa sobre o LEFFEST 2016.