Dicas para um regresso às aulas mais amigo do ambiente

Setembro está aí e com ele o regresso às aulas para os mais novos. A Sociedade Ponto Verde, organização reconhecida pelo contributo para a reciclagem no nosso país, deixa aqui algumas dicas de reciclagem para os mais novos no começo de mais um ano lectivo.

Nos intervalos, no refeitório ou na sala de aula, convence a tua turma e separem sempre os resíduos para que tenham o destino adequado

1- Aproveita o regresso às aulas para reciclares o teu material escolar 

Os tubos de cola já gastos do ano passado, as embalagens de cartão ou de plástico podem e devem ser reciclados. Só através da correcta separação e reciclagem evitamos que este material prejudique o meio ambiente, por isso separa sempre as embalagens.

2- Lembra-te que os cadernos ou as folhas que usas no teu dossier podem vir a ser reciclados quando já não precisares deles 

O papel reciclado pode ser transformado em papel de jornal, cartão canelado, blocos de escrita, papel higiénico, rolos de cozinha. O limite é a imaginação.

3- Costumas levar um lanchinho para o intervalo das aulas? 

Se costumas levar pacotes de sumo ou de leite para o lanche na escola, essas embalagens devem ser colocadas no ecoponto amarelo. Os pacotes de sumo são principalmente feitos de cartão, mas também contêm plástico e, em alguns casos, alumínio, o que significa que não devem ser colocados no ecoponto azul. O destino deverá ser sempre o ecoponto amarelo.

4- Sabias que as garrafas de plástico que bebes no intervalo das aulas podem transformar-se numa camisola? 

A garrafa de plástico de água que costumas beber no intervalo das aulas de educação física pode transformar-se, por exemplo, em malha polar para t-shirts e camisolas. Por isso, coloca sempre as garrafas de plástico no ecoponto amarelo.

5- Quer seja no pequeno-almoço ou no banho, são inúmeros os resíduos que produzes. Se separares as tuas embalagens e as colocares nos ecopontos correctos elas podem ser transformadas em novos objectos.

Por exemplo: ao reciclares as latas de bebidas, de conservas, tabuleiros de alumínio, aerossóis e todas as embalagens de metal, colocando-as no ecoponto amarelo, estás a fazer com que estas ganhem nova vida e sejam transformadas em novos produtos, como por exemplo, bicicletas.

6- Na tua escola e com o teu grupo de colegas e amigos separa os resíduos

Nos intervalos, no refeitório ou na sala de aula, convence a tua turma e separem sempre os resíduos para que tenham o destino adequado.

7- Neste regresso às aulas, também podes dar uma dica aos teus pais 

Pede-lhes que construam contigo um ecoponto feito a partir de caixas de cartão. Para além de ser divertido, não há melhor forma de lhes mostrares a importância da reciclagem. E não te esqueças que além de plástico, metal, vidro e papel/cartão, também podem separar por pilhas, óleos alimentares e medicamentos

Texto e Foto: Sociedade Ponto Verde