Chalet da Condessa d’Edla com novas instalações sanitárias

Novas instalacoes sanitarias Chalet da Condessa | Imagem: PSML

Já abriram ao público as novas instalações sanitárias junto ao Chalet da Condessa d’Edla, em Sintra, encontrando-se igualmente concluídas as novas instalações do grupo de combate a incêndios e caldeira de aquecimento.

Com a conclusão dos trabalhos de reconstrução do Chalet da Condessa d’Edla e restauro do Jardim envolvente, em fevereiro de 2011, criou-se nesta zona do Parque da Pena um novo pólo de atração.

O crescente número de visitantes exigia que esta área fosse dotada de melhores condições de receção e acolhimento de visitantes, nomeadamente no que respeita à implementação de casas de banho em número adequado, que apoiassem simultaneamente a visita ao Chalet e Jardim.

Em paralelo com esta necessidade, urgia também criar novas instalações que acolhessem devidamente as bombas de combate a incêndio, de alimentação dos aspersores da cobertura do Chalet e a caldeira de aquecimento para servir o Chalet, a Casa do Guarda e as novas instalações sanitárias.

O projeto, que com a obra teve um investimento aproximado de 130 mil euros, é constituído por dois edifícios com piso térreo, situados a sul da Casa do Guarda, que ocupam a área de antigas construções sem valor patrimonial ou utilidade.

Ambos possuem entrada através de escadas e de uma rampa, garantindo assim acesso a visitantes com mobilidade condicionada.

De salientar o revestimento exterior em madeira, de modo a reinterpretar a decoração exterior original do Chalet e a contextualizar a imagem das novas construções no Parque.