Fim dos horários duplos nas escolas do I ciclo de Sintra

Na reunião do executivo camarário, realizada este mês de agosto, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, anunciou que o ano letivo de 2016/2017 iniciar-se-á com um novo modelo de horário escolar, acabando-se assim com os horários duplos nas escolas públicas do 1.º ciclo.

Os horários duplos consistiam na ocupação da sala de aula por duas turmas sendo que uma ocuparia as instalações no período da manhã e outra no período da tarde.
Com este novo modelo de horário, existente na maioria das escolas do concelho, cada turma passará a ter a sua própria sala. Basílio Horta referiu que “com este novo modelo permite a todas as famílias gerir melhor o seu tempo de lazer”.
Assim já em setembro deste ano, nenhuma escola pública do 1º ciclo terá regime duplo e serão instalados edifícios, climatizados e de caráter definitivo.
Desta forma, para que todos os alunos de 1.º ciclo das escolas de Sintra tenham uma melhor aprendizagem, a autarquia definiu o Programa Municipal de Alargamento do Regime Normal de Funcionamento a todas as escolas do 1.º ciclo da rede pública, de acordo com o qual foi realizado um diagnóstico de cada uma das situações, procedendo-se no início do ano letivo às seguintes alterações:
1 – Estabelecimento de parceria com o Centro Social Quinta da Boa Vista, o qual disponibilizou instalações para o funcionamento da sala de professores, tendo sido possível reconverter o atual espaço em sala de aula, passando a EB de Meleças a regime normal a partir de setembro de 2016;
2 – Aluguer, por dois anos letivos, de 16 salas de aula em monobloco, de forma a garantir o regime normal de funcionamento em estabelecimentos de ensino cuja previsão de decréscimo de população escolar nos permite identificar esta necessidade como provisória. Esta iniciativa permitirá a manutenção do regime normal de funcionamento da EB Eduardo Luna de Carvalho (3 salas) e a passagem a regime normal das EB de Fitares (2 salas), EB Rio de Mouro n.º 1 (2 salas), EB Rio de Mouro n.º 2 (2 salas), EB de Xutaria (2 salas), EB Serra das Minas n.º 1 (2 salas) e EB Mem Martins n.º 2 (3 salas);
3 – Ampliação de estabelecimentos de ensino com a aquisição/instalação definitiva de treze salas de aula em monobloco, de forma a garantir o regime normal de funcionamento em estabelecimentos de ensino onde a necessidade de ampliação foi identificada como definitiva, ao nível do 1.º ciclo, ou do alargamento da resposta de pré-escolar.
Esta iniciativa permitirá a passagem a regime normal das EB Massamá (6 salas), da EB Dr. António Torrado (5 salas) e da EB Ribeiro de Carvalho (3 salas).