A Câmara Municipal de Sintra assegurou que a construção do novo “Hospital de Proximidade de Sintra” seja realizada na zona da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins com estava previsto, refere a autarquia em comunicado.
Os promotores da urbanização da Cavaleira concordaram, em definitivo, autorizar a mudança do uso dos terrenos de espaço verde para equipamento hospitalar.
Sobre o facto de terem solicitado a revogação de uma declaração semelhante assinada a 4 de janeiro, os promotores atribuem essa decisão à não ponderação de todas as variáveis envolvidas.
As propostas de desafetação do terreno e cedência ao Ministério da Saúde foram aprovadas esta terça-feira em reunião de Câmara por unanimidade e serão submetidas à Assembleia Municipal agendada para 13 de fevereiro.
Basílio Horta revelou na reunião de câmara que “a construção do Hospital de Proximidade de Sintra nunca esteve em causa naquele local”. “Tínhamos várias opções, mas perante a nova atitude dos promotores optamos pelo caminho mais mobilizador, envolvendo toda a comunidade”. O presidente da Câmara sublinha que “após décadas de esquecimento e abandono do concelho em matéria de saúde este é um projecto da maior importância para os munícipes e sobre o qual é exigível a todos o indispensável apoio”.
Basílio Horta considera que “agora estamos em condições de apresentar, num curto espaço de tempo, todas as valências do novo Hospital de Proximidade de Sintra. A mudança das características desta unidade hospitalar (inicialmente polo hospitalar) decorreu durante o processo negocial com o Ministério da Saúde. O grande número de valências e cuidados de saúde deste equipamento vai ao encontro das necessidades das populações do nosso concelho que urgentemente devem ser satisfeitas”, considera Basílio Horta.
O novo Hospital de Proximidade Sintra deverá custar cerca de 30 milhões de euros. A Câmara Municipal de Sintra cede o terreno com 59 mil e 500 metros quadrados e 6 milhões de euros para a sua construção.