Marco Almeida, pede a compreensão dos sintrenses pelos trabalhos de limpeza e recuperação que estão a decorrer devido ao mau tempo

A depressão Kristin deixou marcas no concelho de Sintra, provocando inundações, queda de árvores e centenas de ocorrências por todo o território. O presidente da Câmara, Marco Almeida, pede a compreensão dos sintrenses pelos trabalhos de limpeza e recuperação que estão a decorrer devido ao mau tempo.

O autarca aproveitou para agradecer o empenho da Proteção Civil, Bombeiros, Forças de Segurança, Sapadores, Polícia Municipal, bem como todos os profissionais do universo municipal e das Juntas de Freguesia envolvidos na resposta à situação.

Marco Almeida, percorreu ao início da manhã as zonas afetadas do concelho e destacou a intensidade da tempestade. “São muitas ocorrências e esta tempestade assombrou-nos de forma muito severa”, disse em declarações à SIC Notícias.

“Felizmente, não temos vítimas a registar até ao momento. Estamos presentes no terreno para ajudar e resolver as situações” — Marco Almeida

O autarca reforçou que a prioridade neste momento é remover os destroços que impedem a circulação. “Felizmente, não temos vítimas a registar até ao momento. Estamos presentes no terreno para ajudar e resolver as situações,” acrescentou.

Em Algueirão-Mem Martins, junto à Igreja do Algueirão e da Escola EB2, um dos troncos principais de uma árvore de grande porte não resistiu à passagem da depressão Krintin e acabou por cair para a via publica. Apesar do aparato, a ocorrência não provocou danos de maior, como mostra a imagem.

Alguns testemunhos da passagem de Depressão no
concelho de Sintra, nas redes sociais:

João Fernando Mateus: “Em Sintra, Volta do Duche cortada por queda de árvores”;
Céu Fernandes: “Estamos sem eletricidade no Casal da Batota – Belas”;
Rui Bernardo Amadeu: “Estrada de chão de meninos para a Estefânia cortada”;
Catarina Ilheu: “Zona da Tapada das Mercês muito vento, parecia que tudo ia voar, eu não consegui dormir, com o barulho que fazia;


Lídia Alexandre: “Terrível em Magoito rajadas de vento muito forte, assustador eram 3 da manhã ninguém dormia”;
Andreia Costinha de Miranda: “Em Massamá Norte Fiquei sem luz desde as 2 e tal até há pouco!”
João Vicente: “Mucifal foi uma noite com vento muito forte”
João Santos: “Na Terrugem foi horrível o vidro virou para o chão muita chuva vento brutal estive acordado das 3 às 4 da manhã de resto parece normal depois parece que o vento abrandou as 5h da manhã”;
Rui Bernardo Amadeu “Estrada de chão de meninos para a Estefânia cortada”;

Catarina Leal: “Zona de Algueirão está sem comunicações”;
Luís Nascimento: “Zona alta…Rio de Mouro nada houve especial..um ventinho sem consequências graves”;
Raul Bazan: “Qual depressão? Aqui onde estou não senti nada, á meia noite não mexia uma folha, tomei um victan e fui para a cama e dormi como um justo”;
Paula Feliciano Barradas: “Em Sintra, sinais de trânsito, caixotes do lixo e outdoors arrancados”;


Irene Paliotes: “As árvores precisam de ser cortadas!!! Mas os espertos nunca querem corte de árvores….Quando há tempestade é que estão incomodados. Venha a limpeza de árvores”;
João Manuel Lucas: “Houve um temporal horrível na Madrugada e vier o Bombeiro Voluntário de Queluz perto da minha rua houve na terceira rua que estava com problema era 5h30 horas de Madrugada”;
Fatima Neves: “Muito vento e chuva, muito lixo a tapar as sarjetas no Cacém”.

João Vicente: “Mucifal foi uma noite com vento muito forte”
Lena Anjos: “Fontanelas muito vento e sem luz”
Susana Almeida: “Cabriz muito vento muita chuva árvores caídas. Já TD resolvido pelos bombeiros. Obrigada aos profissionais que estiveram a noite TD a trabalhar para que hoje todos tivessem possibilidade de ir trabalhar”
Maria João Saiaça Marques: “Aqui em casa, entrou água na cozinha. Acontece sempre que chove com vento forte. Esta noite foi mais do que o habitual”

(em atualização, às 12h27)

Fotografia: CMS/Redes Sociais