Cessna “Asas de Portugal” regressou à Base Aérea de Sintra

    Cessna "Asas de Portugal" regressou à Base de Sintra | Foto: Sintra Notícias

    O icónico avião Cessna T-37, que durante anos fez parte da patrulha acrobática “Asas de Portugal”, está de volta ao seu lugar de destaque — à entrada da Base Aérea n.º 1 (BA1), em Pêro Pinheiro — depois de ter sido alvo de um processo de recuperação e restauro.

    Com o número de cauda 2424, este T-37 passou cerca de um ano a ser cuidadosamente restaurado pelos militares da Esquadra de Manutenção de Aeronaves da BA1, para travar os efeitos da corrosão. Agora, com a pintura original dos tempos dos “Asas de Portugal”, volta a brilhar e a relembrar o legado da Força Aérea e da sua lendária patrulha acrobática.

    Para quem não sabe, este avião está colocado à entrada da Base Aérea n.º 1 / Academia da Força Aérea, na Estrada Nacional 9 — Avenida da Aviação Portuguesa, em Pêro Pinheiro, na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Montelavar e Pêro Pinheiro.

    O icónico avião Cessna T-37, está de volta, mesmo à entrada da Base Aérea n.º 1 (BA1), em Pêro Pinheiro

    Vale a pena recordar que a Força Aérea Portuguesa recebeu 30 aeronaves Cessna T-37C “Tweety Bird” entre 1962 e 1965, que foram atribuídas à Esquadra de Instrução Básica de Pilotagem N.º 2 (EIBP 2), com base na BA1 e conhecida pelo nome “Os Panchos”. Este modelo viria a protagonizar momentos marcantes da aviação militar em Portugal, incluindo a criação da patrulha acrobática “Asas de Portugal”, que se estreou a 11 de maio de 1977, na Base Aérea n.º 3, em Tancos, com seis aviões.

    As aeronaves T-37 foram retiradas de serviço a 8 de agosto de 1992, após quase 30 anos a formar gerações de pilotos e a representar Portugal em demonstrações aéreas por todo o mundo. Hoje, o regresso do T-37 restaurado à entrada da BA1 é mais do que simbólico: é uma homenagem à história, à tradição e ao espírito da aviação militar nacional.