A Assembleia Municipal de Sintra (MAS) aprovou no dia 5 de dezembro,  o Plano e Orçamento municipal da Câmara de Sintra para 2025, no valor de 405,9 milhões de euros (ME), [registando um aumento de 8,1 milhões, em relação ao ano passado] com 151,2 milhões para investimento, tendo como áreas prioritárias habitação, educação, saúde, rede viária e reabilitação urbana.

“Este é o maior orçamento de sempre do concelho”, ao longo dos três executivos, sublinhou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, aos deputados municipais, incluindo 151,2 milhões de “investimento direto e 254 milhões de euros de despesa corrente e apoios de capital”.

“O grande investimento foi feito na educação, já tinha sido feito na saúde”, notou o autarca, explicando que entre 2017 e 2024, “foram investidos e pagos”, na Saúde 71 milhões, dos quais 59 milhões para o novo Hospital de Sintra e cerca de 12 milhões para os Centros de Saúde; na Estratégia Local de Habitação, 16,6 milhões e nas Escola “investimento realizado e pago” 57,5 milhões.

O orçamento para 2025 é composto por 245,9 ME de despesa corrente (60,6%) e 160 milhões de despesa de capital, com 254 milhões de receitas correntes (62,6%) e 151,6 milhões de capital – sem empréstimos bancários e com 35,2 milhões de cofinanciamento –, e 150 mil euros de outras receitas.

Entre outros pontos, a construção da secundária Ferreira Dias (Agualva) e do pólo escolar da Serra Minas (Rio de Mouro) tem previsto 22,6 ME, o parque escolar 7,1 milhões, a beneficiação e construção de eixos rodoviários 11,2 milhões, a intervenção em espaços públicos 10,4 e as áreas de reabilitação urbana (ARU) 10,2 milhões.

Está prevista a construção dos centros de saúde de Rio de Mouro, Tapada das Mercês e Mira Sintra (6,6 ME) e ainda 5,5 milhões para o Hospital de Proximidade de Sintra, em conclusão, num investimento superior a 60 milhões para reforçar o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

Na segurança e ordem pública estão contemplados, entre outros, a compra de câmaras de videovigilância urbana (861 mil) e apoio às associações de bombeiros (3,4 milhões).

A ação social possui 6,7 milhões para construção de creches e equipamentos e operações integradas locais, além de 12,5 milhões para apoio a famílias, Fundo de Emergência Social (1,1), migrações e minorias étnicas (342,5 mil) e infância (145 mil), entre outros.

O tratamento e taxa de gestão de resíduos sólidos urbanos conta com 15,8 ME, a limpeza urbana e contrato de higiene urbana e drenagem de águas pluviais com 10,9 milhões.

Na cultura, a beneficiação de instalações desportivas, culturais e sítios arqueológicos (5 milhões), bem como a recuperação de equipamento cultural na Portela de Sintra (2,3 ME) e a construção do Multiusos de Fitares (2,2 ME).

Nos transportes e comunicações, estão ainda previstos percursos de mobilidade suave (301,1 mil) e apoio à redução tarifária na AML (6,2 ME), e as juntas de freguesia contam com 16,9 milhões para contratos de delegação de competências, interadministrativos e protocolos.