As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus vão realizar o XXII Capítulo da Província de Portugal, de 29 de setembro a 6 outubro, iniciativa que terá lugar nas Irmãs Hospitaleiras Idanha (Sintra), Casa de Saúde da Idanha.
Com um único objetivo “Reestruturar para Revitalizar”, reunirá 20 Irmãs capitulares, às quais se juntarão, na segunda parte, 28 colaboradores leigos. Juntos desenharão os dinamismos de renovação para responder aos desafios atuais que nos veem da Igreja e do mundo da saúde mental.
A primeira fase será de avaliação da realidade e sua projeção para o futuro; a segunda destina-se à eleição do novo governo provincial que orientará a Província durante o próximo sexénio.
O capítulo provincial cumpre a tarefa de aplicar e programar para a nossa realidade, as Linhas Nucleares elaboradas pelo Capítulo geral para a Congregação nas diversas partes do mundo.
O lema “Revesti-vos de entranhas de misericórdia” conjuga-se com o binómio “ciência e caridade” próprio do modelo institucional que praticamos, e desafia-nos a fortalecer cada vez mais o estilo de atenção integral a todas as pessoas que necessitam de cuidados especializados, principalmente na área da saúde mental e psiquiatria.
Sobre as Irmãs Hospitaleiras:
Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Fins de Saúde, de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos.
Presentes em Portugal há mais de 130 anos, desenvolve a sua intervenção em 12 unidades de saúde hospitaleiras, das quais oito se situam no Continente e quatro nas Regiões Autónomas.
Fotografia: Casa de Saúde da Idanha