Permanecem encerrados e até quinta-feira, 19 de setembro os parque e monumentos de Sintra devido a “risco elevado de incêndio rural”.
Por se situarem no perímetro florestal da Serra de Sintra e pelos respetivos acessos e permanência na zona se encontrarem interditados à população, o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Parque e Palácio de Monserrate estão encerrados.
Já os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz permanecem abertos durante este período, sem alterações ao seu funcionamento habitual.
Recorde-se, o “O Alerta Vermelho” decretado pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, face ao elevado risco de incêndio florestal que a região, determina o encerramento do perímetro florestal da Serra de Sintra desde as 13h00 de domingo, 15 de setembro e que implica a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, com vista a garantir a salvaguarda do património natural e cultural e a segurança de pessoas e bens.