A CERCITOP, cooperativa social, celebrou na passada sexta-feira, 6 de setembro, os 25 anos de existência, com a realização um espetáculo de Paulo de Carvalho, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e a inauguração da Creche “Os TOPinhos”, no Algueirão, com capacidade para 82 crianças, equipamento social de apoio às crianças com necessidades especiais.
“Este é um grande dia para a CERCITOP e para o concelho, que, além de mais, assinala os 25 anos de atividade desta instituição tão importante no concelho”, destacou na ocasião Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, na presença de José António Bourdain, presidente da instituição entre outros convidados e participantes.
O autarca referenciou a área social como uma das preocupações do executivo municipal, desde o início das suas funções, referindo que “a solidariedade não é uma despesa, mas sim como investimento, numa área que melhora a capacidade de respostas do concelho”.
A construção da creche da CERCITOP, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, contou com o apoio financeiro do PARES 2.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 2.ª Geração, no valor de 736 mil e o apoio financeiro do município de Sintra em 398 mil euros.
O PARES 2.0 visa apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais no território continental, constituindo uma oportunidade para o aumento de resposta social nas creches e facilitar a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional dos munícipes.
Recorde-se, a CERCITOP, CRL é uma Cooperativa de Solidariedade Social cuja principal atividade é a prestação de serviços na área do apoio social, saúde e reabilitação a pessoas de qualquer idade e com qualquer tipo de necessidade, incapacidade ou dependência.