É possível, viajar até ao século XVIII na Feira Setecentista de Queluz, que está de regresso ao Largo fronteiro ao Palácio Nacional de Queluz, de 5 a 8 de setembro. Com entrada livre, esta edição tem como tema “Jardins, espaços de divertimento e lazer”.
Queluz mergulha no século das luzes com uma feira vibrante que recria o quotidiano setecentista, época em que o Palácio de Queluz e os seus jardins eram espaço de lazer da corte portuguesa, numa viagem até ao século XVIII, onde podemos facilmente encontrar um “Pintor da Corte” que regista os vários momentos nas suas obras, o “Mestre Peruqueiro” exímio na arte de pentear as marquesas, algumas criadas do Paço, que vêm à feira, vendedores com os seus pregões, Frade com Santo por beijar, Nobres ao serviço da corte em passeio e figuras populares do séc. XVIII.
Estarão representados alguns dos ofícios característicos da época como o tamanqueiro, ceramista, cesteiro, pintura de azulejo. Será ainda possível encontrar vários tipos de tasquinhas com sabores do séc. XVIII, doces conventuais de todo o país e doces tradicionais do concelho de Sintra.
Diariamente haverá outras experiências para usufruir, como uma aula de “Danças da Corte”, apresentações de saltimbancos, música com grupo de gaiteiros.
No sábado e domingo poderá ainda assistir a uma peça de Teatro de Marionetas “Entremez – Guerras de manjaricão e vergamota ou o oiteiro noturno” ou às peças do teatro de D. Roberto, no recinto da feira, haverá ainda apresentação de Duelos de Esgrima com respetiva aula de esgrima para os mais pequenos.
Com organização da Câmara de Sintra e produção e animação da Câmara dos Ofícios, o evento conta com o apoio da União de Freguesias de Queluz e Belas, Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1, Pousada D. Maria I, Parques de Sintra.
A feira decorre de 5 a 8 de setembro nos seguintes horários:
Quinta e sexta-feira, das 17h00 às 24h00;
sábado, das 13h00 às 24h00;
domingo das 13h00 às 23h00.
Fotografia: Sintra Notícias / arquivo