Ana Paula Martins, na sessão de abertura do Cascais International Health Forum, promovido pelo Fórum Saúde XXI.

O Ministério da Saúde está a estudar a criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS) para Sintra-Cascais. “Estamos a estudar a possibilidade de criar uma ULS Sintra-Cascais com o firme propósito de reorganizar cuidados que o atual modelo não acautelou porque decidiu ‘a priori’ que um hospital público em gestão PPP não poderia fazer parte deste novo modelo de organização”, disse Paula Martins.

Para a ministra, o modelo necessita de “ajustamentos fundamentais que partem das populações, autarquia e comunidade”, como é o caso da ULS Sintra-Cascais, disse Ana Paula Martins, na sessão de abertura do Cascais International Health Forum, promovido pelo Fórum Saúde XXI.

A ministra acrescentou também que governo vai fazer um balanço dos primeiros de seis meses das ULS, ouvindo “quem está no terreno”, para fazer o “ajustamento e adequação do modelo” herdado do anterior governo.

Recorde-se, o Cascais International Health Forum tem como objetivo reunir pessoas, de diferentes origens e percursos, para participar em discussões e debates sobre os temas que dizem respeito aos sistemas e ao setor da saúde num momento em que as questões da saúde global estão na agenda internacional de um mundo em transformação.