“Patrulha Ação Azul”
Pedro Ventura, vereador da CMS, encerramento do projeto piloto “Educar para uma Geração Azul”, esta quinta-feira, marcado pelo lançamento da coleção de livros infantis “Patrulha Ação Azul”, na Portela de Sintra

A Escola Secundária de Santa Maria, na União das Freguesias de Sintra, recebeu o encerramento do projeto piloto “Educar para uma Geração Azul”, esta quinta-feira, marcado pelo lançamento da coleção de livros infantis “Patrulha Ação Azul”.

A sessão contou com a participação do secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha, da subdiretora-Geral da Educação, Eulália Alexandre, do vice presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira e do Vereador Pedro Ventura.

A coleção de quatro livros infantis educativos integra o Plano Nacional de Leitura e cada um é direcionado a cada ano do 1.º ciclo, com o objetivo de fomentar a curiosidade, o conhecimento e a aprendizagem sobre o oceano.

“Educar para uma Geração Azul” é um programa educativo desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, com o apoio da Direção-Geral da Educação, que visa qualificar novas gerações de cidadãos, tornando-os mais comprometidos e ativos na proteção do oceano.

Em Sintra, e até ao momento, 102 professores foram capacitados para trabalharem os temas do oceano no currículo do 1º ciclo, em 33 escolas do concelho

Para a realização desta iniciativa, o projeto reconhece os professores como os principais agentes de mudança, disponibilizando ferramentas que facilitam a integração dos temas do oceano enquanto são trabalhadas as Aprendizagens Essenciais.

Após cinco anos de implementação, o programa piloto terminou com resultados positivos e encontra-se pronto para ser implementado a nível nacional. No total, foram formados mais de 1.300 professores, abrangendo mais de 20 mil alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico de oito municípios em Portugal continental e das nove ilhas do arquipélago dos Açores.

Em Sintra, e até ao momento, 102 professores foram capacitados para trabalharem os temas do oceano no currículo do 1º ciclo, em 33 escolas do município. Em setembro, 475 alunos participaram no Dia Internacional de Limpeza Costeira.