Região de Lisboa com aviso “laranja” devido a agitação marítima

IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Serra de Sintra | Foto: Sintra Notícias
Serra de Sintra | Foto: Sintra Notícias

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, elevou de sete para 10 os distritos do continente que vão estar esta terça-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga, Faro, Setúbal e Beja por causa do estado do mar, entre as 15h00 de hoje e as 09h00 de quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 03h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.

Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.