Na semana que ficou marcada pelo Dia Mundial da Canalização, que se assinalou a 11 de março, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) prestam reconhecimento aos profissionais que asseguram a gestão e manutenção da rede de abastecimento de água e do sistema de drenagem de águas residuais.
Instituído pelo World Plumbing Council (Conselho Mundial da Canalização) em 2010 como sensibilização para a importância das canalizações para a qualidade de vida das populações, seja ao nível do abastecimento de água, seja no domínio do saneamento, o Dia Mundial da Canalização é também a oportunidade de prestar o devido e merecido tributo a quem diariamente assegura o bom estado de funcionamento das redes, garantindo a continuidade do serviço e os padrões de qualidade.
Ainda com o Dia Mundial da Canalização em pano de fundo, os SMAS de Sintra vão promover esta sexta-feira (15 de março), no ringue da Praia das Maçãs, entre as 10h30 e as 11h30, no âmbito da Mostra da Proteção Civil, uma demonstração de atividades operacionais de instalação de ramais de abastecimento de água e contadores, para evidenciar parte da missão cometida aos profissionais na área da canalização, neste caso ao nível do abastecimento de água.
Recorde-se que os SMAS de Sintra conquistaram, em novembro de 2023, os títulos de campeão e vice-campeão no Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, o Pipe Contest, na última edição do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que decorreu em Gondomar.
Esta competição técnica com componente lúdica, que fomenta também a sã competitividade entre as entidades gestoras, consiste na montagem de um ramal, no mais curto espaço de tempo possível, a partir de uma conduta de distribuição, a funcionar sob uma determinada pressão.
Além da demonstração de instalação de ramais e contadores, os SMAS de Sintra vão apresentar em exposição uma das mais recentes viaturas de manutenção das redes de drenagem de águas residuais, um veículo 4×4, que dispõe de um sistema combinado que permite não só a desobstrução e limpeza de coletores, mas também a aspiração das caixas de visita de saneamento.
Na manhã de sexta-feira, entre as 11h00 e as 12h00, vão ter lugar ainda atividades dinamizadas pelo Laboratório dos SMAS de Sintra, serviço que, no próximo ano, assinala o 40.º aniversário, e é responsável por assegurar o controlo de qualidade da água distribuída no concelho de Sintra.
As atividades serão dirigidas, essencialmente, para as crianças, com a realização de análises à água para determinação do cloro residual e do pH.
Entre sexta-feira e domingo, os SMAS de Sintra vão promover, ainda, um conjunto de atividades de educação e sensibilização ambiental, sobre a importância da água e a separação de resíduos, para além de fomentarem a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, incluindo, nesta área, a exposição de uma viatura de recolha exclusiva de restos alimentares.
No domingo, entre as 16h00 e as 17h00, terá lugar uma demonstração de voo de aves de rapina.