“FestivalCorpo.24” em abril na Quinta da Ribafria em Sintra

"FestivalCorpo" em abril na Quinta da Ribafria em Sintra | Foto: DR Sara Santos Fotografia

A 15ª edição do “FestivalCorpo.24”, vai decorrer nos dias 27 e 28 de abril, na Quinta da Ribafria, em Sintra, irá acolher 3500 bailarinos nacionais e internacionais no Palco Internacional e através da emissão online, vindos de outros países.

Trata-se do maior Festival de Dança de entrada livre do país, produzido no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Dança, que se assinala no dia, 29 de abril e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Sintra.

“Esta edição teve ainda uma adesão mais efervescente do que nos anos passados, em termos se estruturas artísticas, escola, academias e companhias. Talvez se deva à necessidade de vivermos cada vez mais a cultura e de nos reunirmos à volta dela, em festa e partilha”, adianta a criadora do festival, Lucília Bahleixo.

“A inscrição de participação de artistas aos vários espetáculos no Palco Internacional, ficou esgotada em poucos dias”, adiantou a organização, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, acrescentando que “ainda a decorrer as inscrições para participação no Espaço Live Acts & Happenings”, que acontecem nos dois dias programados, entre as 14h00 às 15h00.

Primeira edição em 2012

O FestivalCorpo | Encontro Internacional de Dança, teve a sua primeira edição no ano 2012 e é sempre realizado no fim de semana mais próximo ao Dia Mundial da Dança, que se assinala no dia 29 de abril. A partir de 2019, começou a ser realizado, em Lisboa, no mês de julho.

Em 2021, realizou-se pela primeira em streaming, com acesso livre para todo o mundo e a partir de 2022, voltou a receber público presencial, mantendo a emissão aberta para todas as zonas do globo terrestre.

Este ano, quando se assinala a 15ª edição, a abertura do evento, no dia 27 de abril, destaque para a realização de uma “Mesa Redonda – Dança Inclusiva”, tendo no painel de convidados grandes especialistas da dança a nível nacional e internacional.

Nos dias 27 e 28 abril, das 10h00 às 19h30, a Quinta da Ribafria na Várzea de Sintra, abre as suas portas para receber a 15ª edição do FestivalCorpo | Encontro Internacional de Dança.

Cinco Áreas de ação

Nas 5 áreas de Ação, participarão 3500 bailarinos e estarão patentes 187 estruturas artísticas. O grande público, além de poder assistir a espetáculos de dança, a Mesa Redonda de Dança Inclusiva, momentos de Live Acts /Happenings, pode ainda fazer workshops, visitar Exposição de Artistas Plásticos, etc. Um evento que pode ser feito em família ou para quem goste de usufruir da cultura num ambiente tão idílico como é o de Sintra.

Programação Geral

Sábado.27 abril | Palco Internacional NOVIDADE
Mesa Redonda “Dança Inclusiva” | 10h15 às 12h00
À Conversa com alguns dos maiores Especialistas na área de ensino e performativa de Dança Inclusiva abordam a sua experiência. Professores, Coreógrafos e Bailarinos nacionais e internacionais. (presencial e online).
Uma palestra que consideramos altamente enriquecedora e até inédita, porque tem traz sensibilidades de grandes profissionais tanto de dentro como fora do país, acerca de um tema que está cada vez mais patente nas novas áreas de ensino artístico da dança. De Portugal para o mundo e do mundo para Portugal.

Sábado.27 abril | Palco Internacional | 15h00 às 19h30
Espetáculo com mais de 50 Estruturas de Dança Nacionais e Internacionais

Domingo.28 abril | Palco Internacional | 10h30 às 12h00
Espetáculo exclusivo EDAM & AAEA Ai!aDança Ensino Articulado de Dança

Sábado.28 abril | Palco Internacional | 15h00 às 19h30
Espetáculo com mais de 50 Estruturas de Dança Nacionais e Internacionais

O “FestivalCorpo.24”, tem o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Sintra.

Fotografia destaque: DR Sara Santos Fotografia