Palácio da Pena / Pátio dos Arcos | Foto: PSML EMIGUS

A Parques de Sintra está na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no Parque das Nações, onde irá apresentar diversas novidades, com destaque para a nova visita virtual 360º do Palácio Nacional da Pena, para a aplicação Pena Maps concebida para a visitação aos deslumbrantes 85 hectares do Parque da Pena e para uma conferência com o realizador português João Pedro Augusto sobre o potencial cinematográfico de Sintra.

A Parques de Sintra estreia um novo stand, cujo design acompanha o rebranding levado a cabo pela empresa. Em linha com os valores de sustentabilidade que norteiam a estratégia da empresa, o espaço caracteriza-se pela aposta na madeira e pela decoração com elementos botânicos que imediatamente remetem para a vegetação luxuriante da Serra de Sintra.

stand está equipado com ecrã e óculos de realidade virtual, para uma experiência diferente do património; conta com dois balcões de atendimento; e inclui um espaço para reuniões. A empresa assinala desta forma o regresso à presença no evento com stand próprio, algo que já não acontecia desde 2019. Nos últimos anos, tinha integrado o espaço BTL Cultural.

Nova experiência multimédia

Durante a BTL, a Parques de Sintra lança uma nova experiência multimédia, inclusiva e gratuita: a visita 360º ao Palácio Nacional da Pena. Este recurso digital, disponível em https://visita360pnp.parquesdesintra.pt/, permite, não apenas, percorrer virtualmente o monumento através de imagens de alta resolução, mas também aceder a conteúdos escritos e áudio desenvolvidos pelos conservadores e investigadores do Palácio, que auxiliam a interpretação dos vários espaços e das principais peças que integram as suas coleções.

O interior do Palácio Nacional da Pena não é acessível a pessoas com mobilidade condicionada devido à existência, em todo o circuito, de degraus e de corredores estreitos, qua, atualmente, não são passíveis de alteração. Tal como aconteceu em 2020, com a visita 360º ao Palácio Nacional de Sintra (https://visita360pns.parquesdesintra.pt/), agora, também o Palácio Nacional da Pena fica mais próximo da globalidade do público e mais inclusivo, já que todos poderão conhecer o seu percurso expositivo, ainda que não lhes seja possível percorrê-lo presencialmente.

A visita 360º ao Palácio Nacional da Pena apresenta-se também em modo de realidade virtual (RV) melhorado. Através dos óculos de RV disponíveis no novo stand da empresa, os visitantes da BTL poderão tirar o máximo partido desta novidade.

Pena Maps

A BTL será também a oportunidade para a apresentação da nova aplicação tecnológica Pena Maps, um projeto realizado no âmbito da Agenda Mobilizadora “ATT – ACELERAR E TRANSFORMAR O TURISMO”, da qual a Parques de Sintra – Monte da Lua SA é entidade parceira, apoiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU (mais informação em: www.recuperarportugal.gov.pt).

Acessível através de QRCodes instalados em pontos estratégicos do Parque, esta solução mobile gratuita inclui sugestões de percurso com indicação dos pontos de interesse recomendados e a localização dos serviços de apoio no parque e no palácio. Dispõe, ainda, de uma ferramenta “como chegar”, que indica o trajeto até ao local selecionado e a distância em tempo real.

Para quem, para além do parque, prevê também visitar o palácio, tem ainda outra funcionalidade útil: a possibilidade de configuração de um alerta de proximidade do horário de visita ao palácio, com indicação do percurso recomendado para chegar ao local à hora prevista. Esta aplicação pode, igualmente, enviar notificações sobre eventos em curso no próprio dia, bem como avisos relevantes.

“Um lugar de Sonhos e magia”

Foto: PSML / Luís Duarte

No dia 1 de março, às 12h45, no palco BTL Cultural, a Parques de Sintra exibe o filme promocional “Um lugar de sonhos e magia”, que evidencia a singularidade e a beleza dos cenários que os espaços sob gestão da empresa proporcionam para produções audiovisuais nacionais e internacionais.

O orador convidado para este momento será o realizador português João Pedro Augusto, que falará com o público sobre “A luz e os cenários cinematográficos de Sintra”.

A Parques de Sintra estará presente no pavilhão 2 – stand 2B34 e nos dois primeiros dias do evento, destinados, exclusivamente, aos profissionais, participa no programa Hosted Buyers, uma oportunidade para contactar com compradores internacionais oriundos de 42 mercados emissores com interesse específico no destino Portugal. No dia 1 de março, sexta-feira, a partir das 17h00, e durante todo o fim de semana, a BTL abre as portas ao público em geral.

A BTL é uma iniciativa da Fundação AIP. Nesta 34ª edição, conta 400 expositores, a representação de cerca de 1400 empresas e instituições e 85 destinos internacionais. Cabo Verde é o destino internacional convidado.

Foto: PSML/Luís Duarte