“Rotas a Caminhar” no trilho de novas descobertas

Fotografia: CMS - arquivo

Estão abertas as inscrições para o percurso Pequena Rota 12 – Lapiás, inserida no programa Rotas a Caminhar, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, que se realiza no dia 23 de março, pelas 09h30.

A Pequena Rota 12 – Lapiás tem uma extensão de oito quilómetros e tem como pontos de passagem o Parque da Segueteira, campo de Lapiás e cascatas do Rio Mourão, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

O percurso tem início no Parque da Segueteira, em Maceira, junto ao fontanário com lavadouro e percorrerá um trilho até ao campo de Lapiás, situado na Granja dos Serrões, a partir do qual serão delineados vários caminhos ancestrais até se alcançar a povoação de Pedra Furada. O percurso segue depois para a localidade de Anços onde será feito um trilho descendente até às famosas cascatas do rio Mourão.

Caminhada

As atividades do programa Rotas a Caminhar têm uma periodicidade mensal e visam incentivar a prática da atividade física e dar a conhecer as diversas Rotas de Sintra, um conjunto de percursos pedestres que são feitos sem acompanhamento, mediante marcas no terreno, painéis informativos e ficheiros de georreferenciação.

A participação é gratuita, mas limitada ao número de vagas existentes, pelo que carece de inscrição prévia AQUI. Aconselha-se o uso de protetor solar, vestuário e calçado confortável adequado.

Próximas datas do Rotas a Caminhar 2024:

Pequena Rota 7 – Cabo da Roca | 20 de abril
Pequena Rota 6 – Rio da Mula | 25 de maio
Peninha – Noturno (guiado) | 22 de junho
Pequena Rota 8 – Vinho de Colares | 27 de julho
Penedo – (guiado) | 31 de agosto
Pequena Rota 13 – Sintra Praias a Norte | 28 de setembro
Pequena Rota 10 – Peninha | 26 de outubro