Os investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no município de Sintra permitiram, com o apoio do Centro Paroquial de Algueirão Mem-Martins, a criação de uma Sala de Snoezelen, aberta para os residentes do concelho de Sintra.
A cerimónia de inauguração, no passado dia 19 de janeiro, que contou com a presença do vereador Eduardo Quinta Nova e parceiros do projeto proporcionou aos seus participantes a possibilidade de vivenciar, ao longo do evento, diferentes experiências sensoriais que permitiram um melhor envolvimento com o tema central.
“Este projeto é de uma grande importância, pois melhora as condições de vida das nossas populações e, neste caso em particular, melhora na área da saúde mental e do envelhecimento”, destacou o vereador Eduardo Quinta Nova.
Já Sofia Rosado, Psicomotricista da Casa de Saúde da Idanha presente na inauguração, a abordagem Snoezelen promove a estimulação multissensorial, a partir de estímulos isolados ou combinados.
A responsável destacou a importância deste tipo de intervenção que através da prática de atividades lúdicas e de lazer permite, por um lado, uma exploração mais autónoma dos sentidos e, por outro lado, um maior relaxamento e bem-estar.
Por seu turno, Patrícia Oliveira, técnica responsável pelo Sala Snoezelen +Ativ@ do Centro Paroquial de Algueirão Mem-Martins, deu conta da realização de sessões experimentais na recém-inaugurada sala com os idosos da instituição e afirmou que “os feedbacks têm sido muito positivos, inclusive em casos de dependência mais elevada”.