“Vivo aqui e tenho muito orgulho em Algueirão Mem Martins”

Freguesia de Algueirão Mem Martins, assinala os 62 anos

A freguesia de Algueirão-Mem Martins celebrou o seu 62º aniversário no passado dia 5 de janeiro. Reconhecida como a maior Junta de Freguesia do país em termos populacionais, com mais de 68 mil habitantes, tem na sua oferta de serviços, espaços comerciais, parque escolar e transportes públicos, – “grandes mais valias para quem cá reside”.

Caracterizada por duas zonas distintas, uma mais urbana (Algueirão, Mem Martins, Mercês, Tapada das Mercês e Ouressa) e outra mais rural (Sacotes, Baratã, Recoveiro, Casal da Mata, Raposeiras, Pexiligais e Coutinho Afonso), conta também com uma zona industrial importante, no bairro de São Carlos.

“Vivo aqui e tenho muito orgulho em Algueirão Mem Martins” — Valter Januário

Algueirão Mem Martins é a maior freguesia do país em termos populacionais


Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia, destaca a “identidade, cultura e tradição de quem cá vive”. Com uma “diversidade cultural ímpar no concelho de Sintra e na área metropolitana de Lisboa”,  Algueirão-Mem Martins tem ‘fregueses’ de 27 nacionalidades, que “contribuem para um ambiente enriquecedor, onde tradições, culturas e gastronomia coexistem”.

”Para além disso, permitem compreender diferentes perspetivas dentro do mundo em que vivemos e ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos, raças e etnias”, sublinha Valter Januário.

“Que esta longa trajetória, seja um momento de reflexão sobre conquistas passadas e de inspirações para futuros esforços em prol do desenvolvimento e qualidade de vida desta freguesia” — Valter Januário

A construção de novas instalações para a Junta de Freguesia, com as obras a decorrer, é um outro ponto importante que o autarca destaca, e que vai permitir a centralização de todos os serviços num mesmo espaço, além de disponibilizar as melhores condições de trabalho dos seus funcionários e de atendimento público.

“Que esta longa trajetória, seja um momento de reflexão sobre conquistas passadas e de inspirações para futuros esforços em prol do desenvolvimento e qualidade de vida desta freguesia”, remata Valter Januário, um presidente que se diz, “atento e presente em todos os momentos da Freguesia, que é de todos nós”.

Pensativo, “de mim podem contar sempre com empenho, dedicação e sobretudo na defesa da qualidade de vida de todos. Vivo aqui e tenho muito orgulho em Algueirão Mem Martins.”