Apresentado o livro “Sintra Vista por Poetas Portugueses” de Hermínio Santos

Foi apresentado na passada sexta-feira, o livro “Sintra Vista Por Poetas Portuguesas” que reúne mais de 70 poemas de autores portugueses, de 42 autores, muitos deles poetas populares sintrenses”, através de uma recolha do Hermínio Santos, com edição da Câmara Municipal de Sintra.

O lançamento da publicação decorreu na passada sexta-feira, no Museu das Artes de Sintra (MUSA] com apresentação do Historiador e Escritor, João Rodil e contou com a presença de de Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, que salientou que “Sintra foi sempre um espaço inspirador de poetas e escritores. Esta antologia que a Câmara de Sintra reúne agora em forma de livro, tem a particularidade de juntar a literatura erudita com os poetas populares e pretende fixar na memória: Sintra, a poesia e os seus poetas”.

“Sintra vista pelos Poetas” consagra apenas uma parte dum acervo patrimonial que vai sendo acrescentado ao longo do tempo. Esta obra apresenta uma compilação antológica de poemas sobre Sintra, publicados entre o século XV e os dias de hoje.

A criação deste livro resulta da pesquisa e compilação feita por Hermínio Santos que desafiou a autarquia de Sintra para o desenvolvimento deste projeto.

Durante a apresentação houve ainda um momento de recitação de poemas que compõem esta antologia, por Paulo Campo dos Reis e Maria Graça Pedroso.

Neste conjunto de textos agora publicados, estão representados 42 autores, contendo 70 poemas. Nesta antologia estão reunidos poemas de poetas consagrados como Gil Vicente, Maria Almira Medina, Luís de Camões, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, José Fernandes Badajoz, entre outros.

A cerimónia, contou ainda com a presença do presidente da União das Freguesias de Sintra, Paulo Parracho, entre outros convidados.

Fotografia: UF de Sintra

[atualizada]