Parabéns, sra. Perpétua!

A sra. Perpétua na companhia de seu filho, João Serras Pereira

Chama-se Perpétua e nasceu em Lisboa a 7 de novembro de 1918, e “sempre foi uma pessoa feliz”, confidência o filho João Serras Pereira, que não esconde o seu orgulho e até vaidade por mais um aniversário de sua mãe. Na verdade completar 105 anos de vida é como que pertencer à historia do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara.

Viúva e com os filhos já criados criados, “a minha mãe há muitos muitos anos que vivia sozinha”. A idade avançada associada a duas quedas graves, recomendavam outros cuidados e “a Casa de Repouso Miramar, em Colares, surgiu nas nossas vidas, há cerca de 15 anos”, conta.

“O meu trabalho [piloto de aviação] não permitia estar em permanência com a minha mãe e esta foi a melhor decisão”, refere João Pereira, mostrando-se “grato” e “sensibilizado” com a oferta de uma lembrança da Junta de Freguesia de Colares: “um azulejo com a imagem impressa da minha mãe, que nos deixou muito felizes”. Mas não só!

A autarquia com a cumplicidade da Casa da Repouso, proporcionaram um momento de único, com a atuação ao vivo de alguns dos elementos da Banda da União Mucifalense, na companhia de Pedro Filipe, presidente da Junta de Colares, que se associou à iniciativa, para celebrar com toda a pompa e circunstância, os 105 anos da Sra. Perpétua. “Claro que a minha mãe ficou feliz e eu também”, refere João Pereira com alguma emoção.

“Miminhos e beijinhos nesta fase da sua vida, é o melhor que lhe posso dar. Como lhe estou grato!”

João Pereira (filho)

“Sabe, a audição da minha mãe está difícil, às vezes baralha-se um pouco, por vezes está muito instável, mas de vez em quando, fico espantado com a sua lucidez e capacidade de memória”, refere João Pereira, ao mesmo tempo que mostrava uma foto antiga de sua mãe: “sempre foi muito bonita!”.

Depois de uma pausa, “miminhos e beijinhos nesta fase da sua vida, é o melhor que lhe posso dar. Como lhe estou grato!”.

Parabéns, sra. Perpétua!

Fotografia de destaque: Sintra Notícias
Fotografia: JF Colares